domingo, 27 de novembro de 2011

A Nobreza Humana ( Uma história real entre Plácido Domingo e José Carreras)

Possivelmente você já ouviu ao menos falar sobre os três tenores: Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras.

O que talvez você não saiba é que Plácido Domingo é madrileño e José  Carreras é catalão; e há uma grande rivalidade entre madrileños e catalães. Plácido e Carreras não fugiram à regra. Em 1984, por questões políticas, tornaram-se inimigos.

Sempre muito requisitados em todo o mundo, ambos faziam constar em seus contratos que só se apresentariam se o outro não fosse convidado.

Em 1987 Carreras foi surpreendido por um diagnóstico de leucemia (câncer). Submeteu-se a tratamentos, como transplante de medula óssea e troca de sangue e, por este motivo, era obrigado a viajar mensalmente aos Estados Unidos. Sem condições para trabalhar, e com o alto custo das viagens e do tratamento, sua fortuna acabou.

Para prosseguir o tratamento, Carreras tomou conhecimento de uma instituição em Madrid denominada Fundación Hermosa, criada com a finalidade de apoiar a recuperação de pacientes com câncer.

Graças à esta fundação, ele venceu a doença e voltou a cantar, tornando a receber altos cachês.

Com o intuito de se associar, lendo os estatutos, Carreras descobriu que o fundador, maior colaborador e presidente da Fundación Hermosa era Plácido Domingo. Mais do que isso: descobriu que a fundação foi criada para atender a ele, e que Plácido se manteve no anonimato para não constrangê-lo por aceitar auxílio de um inimigo.

Um momento extraordinário e comovente aconteceu durante uma apresentação de Plácido, em Madrid. De forma imprevista, Carreras subiu ao palco durante a apresentação e se ajoelhou a seus pés, pedindo desculpas. Plácido o levantou e os dois se abraçaram, selando o inicio de uma bela amizade.

Mais tarde, quando concedia uma entrevista na capital espanhola, uma repórter perguntou a Plácido Domingo por que ele criou uma fundação para beneficiar um inimigo, concedendo assim a oportunidade de restabelecer a saúde de um dos poucos artistas que podiam lhe fazer alguma concorrência.

A resposta foi curta e definitiva: "Porque uma voz como essa não se podia perder".

Fazer o bem sem ostentação é o grande mérito.

Esta história é real.

Que tanto quanto possível, nos sirva de inspiração e exemplo!

3 comentários:

  1. Esta história - infelizmente - é falsa e desmentida no site da Fundação Carreras.
    Veja:
    http://www.fcarreras.org/es/nota-desmintiendo-las-informaciones-relativas-a-la-supuesta-financiaci%C3%B3n-por-parte-de-la-fundaci%C3%B3n-hermosa-y-d-pl%C3%A1cido-domingo-a-d-jos%C3%A9-carreras_31278

    ResponderExcluir