segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Terapia do Desfoque

Essa eu aprendi com uma pessoa muito, mas muito querida mesmo, a Monica, e compartilho com vocês...

Costumo aplicar a "Terapia do Desfoque" (eu que dei esse nome bonito) quando vem à mente pessoas ou situações desagradáveis, constragedoras ou que simplesmente nos trazem dor sem levar a ganho algum...

A técnica é tão simples que você pode achar que não funciona, mas juro que foi o que de mais útil aprendi até hoje para remediar essas crises de "descontentamento" que a gente tem de vez em quando!

Funciona assim: quando alguém ou algum fato desagradável vêm à mente, respire fundo e... simplesmente "desfoque"!

Desfocar significa se desligar daquele pensamento (eu costumo imaginar minha mente como um rádio e, quando isso acontece, "mudo de estação"), penso em coisas que me deixam feliz, em pessoas que eu amo, ao invés de ficar me castigando com o que só traz dor...

Quando o problema são pessoas, se percebo que posso conviver com aquilo sem me desgastar nem ser mal-educada, simplesmente ignoro e continuo no mesmo lugar (ignoro provocações, deixo a pessoa falando sozinha; em alguns casos a melhor resposta é o silêncio mesmo); se percebo que estou "saindo do meu estado normal - o de calma" mudo de ambiente, começo alguma atividade que me dê prazer, ouço uma música agradável, canto (mesmo desafinada, rs)... enfim, DESFOCO!

Espero que essa terapia ajude você e quem mais estiver precisando!

Quando este é o caso nosso mundo precisa mesmo de mais pessoas "desfocadas"!

Fique em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário